terça-feira, 31 de março de 2015

Leitura: “Psicologia Escolar: Em Busca de Novos Rumos”

    Como profissionais ou estudantes, todos nós sabemos da importância da leitura e da constante reflexão sobre temas que envolvem nossa atuação profissional. Pensando nisso, o livro “Psicologia Escolar: Em Busca de Novos Rumos” nos desafia a lutar por mudanças. Mudanças que passam pelo compromisso do psicólogo com a criança que deseja aprender. Publicado no ano de 1997, este livro é considerado um clássico da psicologia escolar!


    O livro apresenta um conjunto de textos escritos pela equipe do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. As organizadoras do livro: Adriana Marcondes Machado e Marilene Proença Rabello de Souza e autores: Maria Cristina Machado Kupfer, Beatriz de Paula Souza, Cintia Copit Freller, Yara Sayão, Jaqueline Kalmus, Renata Laureti Guarido, Renata Paparelli.

    O tema principal do livro é a tentativa de superar a “leitura tradicional dos problemas de aprendizagem”, comumente praticada por psicólogos que atuam na área educacional. O grande desafio para os psicólogos é construir uma pratica que questione o processo de exclusão escolar em que a maioria dos alunos se encontram, a partir do uso de referenciais críticos de leitura da realidade.

    “Neste sentido, este livro procura preencher uma lacuna existente na área, atuando em três direções: a) a reflexão a respeito do processo de escolarização; b) o questionamento dos instrumentos de avaliação utilizados tradicionalmente pela psicologia quanto à queixa escolar; e c) a apresentação de propostas de atuação psicológica junto a educadores, crianças e adolescentes.”
Uma leitura que, sem dúvida, vale a pena. Um convite a um mergulho num campo de relações que produz o fortalecimento de práticas baseadas em um compromisso com o direito da criança à escolarização.

    Alguns Capítulos: 1. A Queixa Escolar e o Predomínio de uma Visão de Mundo; 2. As Crianças Excluídas da Escola: Um Alerta Para A Psicologia; 3. O Que Toca à/a Psicologia Escolar; 4. Crianças Portadoras de Queixa Escolar: Reflexões Sobre o Atendimento Psicológico; 10. As contribuições dos estudos etnográficos na compreensão do fracasso escolar no Brasil; 11. Para além dos muros da escola: as repercussões do fracasso escolar na vida de crianças reprovadas; 12. Mães contemporâneas e a orientação dos filhos para a escola.

    Um livro escrito por pessoas que, sem dúvida, se tornaram grandes nomes na psicologia escolar. Entre os autores está Maria Cristina Machado Kupfer, graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1974), Mestre em Psicologia Escolar , no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1982) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professora Titular da Universidade de São Paulo, e editora da revista Estilos da Clínica (USP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, infância, pesquisa interdisciplinar, educação especial, autismo e psicose infantil. Contribuiu imensamente para a psicologia Escolar com inúmeros artigos e livros. É membro fundador do Lepsi Laboratório Interunidades de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a infância.

    Marilene Proença, organizadora do livro, é  Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-2014) e Presidente Eleita para a gestão 2014-2016. Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013).Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Realizou estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002, 2007). É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C. Atua na área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: processos de escolarização, políticas públicas em educação, formação do psicólogo e de professores, problemas de aprendizagem e educação, direitos da criança e do adolescente; psicologia, sociedade e educação na América Latina.


Este livro pode ser encontrado em várias livrarias. Para mais informações:


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos interessados em sua opinião, críticas e sugestões. Agradecemos a contribuição!